sábado, abril 26, 2008

Melhor disco de 2008

Quando você pensa que o Opeth não tem mais o que inventar, Mikael Åkerfeldt (vocalista, guitarrista e compositor) e sua trupe nos pregam outra peça. Watershed é o trabalho mais complexo da história do grupo, formado em 1990.

As entradas de Fredrik Åkesson (guitarra, ex-Talisman) e Martin Axenrot (bateria) deram um novo vigor para o som da banda. O Opeth soa agressivo e viajante como nunca.

Apontar destaques neste disco seria injustiça. Mas não há como deixar passar a performance do tecladista Per Wiberg, que em Burden, um marco na carreira da banda, faz um solo fantástico, no melhor estilo dos grandes mestres do rock progressivo.

Coil, belíssima faixa de abertura, mostra todo o desprendimento do gênio sueco, ao dividir os vocais com a cantora Nathalie Lorichs. Um vídeo foi gravado para a música Porcelain Heart, para divulgar o disco, que sai dia 03 de junho, via Roadrunner Records.

Após álbuns maravilhosos como Blackwater Park e Deliverance, Watershed credencia o Opeth, definitivamente, como a banda mais original da última década.